domingo, 22 de abril de 2012

Educação perde grande mentor

Morre aos 54 anos de idade o professor Sebastião Machado de Souza, de Santa Terezinha de Goiás

Lucivaldo Cunha



O dia 21 de abril ficará marcado para sempre na memória da população de Santa Terezinha de Goiás, como o dia em que o município perdeu um de seus maiores defensores da educação pública. Trata-se do professor Sebastião Machado de Souza, 54, que estava internado em hospitais de Goiânia havia quase 50 dias.
Depois de sentir-se mal, Sebastião Machado foi hospitalizado no Hospital Araújo Jorge, em Goiânia, onde foi diagnosticado um tumor em sua cabeça, além de uma tuberculose. Sebastião foi transferido para o Hospital São Silvestre, em Aparecida de Goiânia, onde o tumor foi retirado, e, depois de feito a biópsia, ficou constatado que não se tratava de um câncer. Bastante fragilizado, o professor sofreu uma parada cardíaca e faleceu às 13h30 do dia 21 de abril. Seu corpo foi velado em sua residência, em Santa Terezinha, e sepultado às 16h00 do dia 22.
Homenagens
Centenas de pessoas estiveram no velório do professor Sebastião Machado para dar-lhe o último adeus, entre elas vários professores, especialmente do Colégio Estadual São Geraldo, para o qual Sebastião machado dedicou mais da metade de sua vida. Usando o uniforme escolar, professores e servidores do São Geraldo seguiram o cortejo fúnebre segurando uma faixa que dizia: “Sua vida se foi. Sua história ficou registrada”. Além da faixa, vários cartazes com alusões à sua importância para a educação foram confeccionados pelos colegas de trabalho.
Resumo biográfico
Casado com a também professora Benta, Sebastião Machado deixa 3 filhos: Sayd Rodrigo, Tiago e Sayse. Ele iniciou sua luta pela educação com apenas 19 anos de idade, dedicando 35 anos de sua vida a esta causa. Por 23 anos Sebastião Machado dirigiu o Colégio Estadual São Geraldo, construindo ali uma referência educacional para o estado. Vale lembrar, que ao longo deu sua atuação como diretor escolar Sebastião ganhou vários prêmios, entre eles o Prêmio Nacional de Gestão Escolar, quando viajou para os Estados Unidos representando o estado de Goiás. Suas ações contribuiu e continuará contribuindo para a formação intelectual de várias pessoas.