Sempre ouvimos falar que as leis brasileiras foram muito bem elaboradas. Que elas estão entre as melhores do mundo. E eu me pergunto: será?
Pelo menos na prática não é isso que vejo. Muitas vezes me pego questionando a justiça brasileira, a exemplo do episódio mais recente, o mensalão do DEM, na capital federal. A priore elogiei a atitude dos ministros da Corte Especial do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), que determinou a prisão do então governador de Brasília José Roberto Arruda, por 12 votos a 2. Um ato que me fez sentir orgulho de ser brasileiro.
Ao mesmo tempo, a justiça concede o direito de Arruda renunciar ao seu mandato para que ele não perca seus direitos políticos, ou seja, bandidos podem fazer o que quiser na política, depois, diante de uma ameaça iminente é só renunciar que certamente um dia estará de volta, pois o povo infelizmente ainda não aprendeu a votar direito. O Collor foi um exemplo clássico disso, mesmo com um impeachment que o afastou do poder, ele voltou. Que leis são essas? Que País é esse?